A Seawoman – Associação para a Promoção da Mulher através do Desporto e Atividades Náuticas é uma associação sem fins lucrativos constituída em 2014 que visa desenvolver, divulgar e promover a presença das mulheres no desporto, através das atividades náuticas, com particular destaque para a vela.

Os nossos pilares

Desporto

Saúde

Cultura

Ambiente

Conheça também

A História da Seawoman

A Seawoman – Associação para a Promoção da Mulher através do Desporto e Atividades Náuticas é uma associação sem fins lucrativos constituída em 2014 que visa desenvolver, divulgar e promover a presença das mulheres no desporto, através das atividades náuticas, com particular destaque para a vela.

Com quase duas décadas de experiência enquanto projeto internacional, a Seawoman esteve envolvida na criação do primeiro Campeonato de Portugal Feminino de Match Racing em 2003, muito antes de se constituir como associação.

Nos anos que se seguiram, a Seawoman organizou provas internacionais e competiu no circuito internacional com equipas próprias em que participaram mais de 100 velejadoras de 16 países, com idades entre os 14 e os 60 anos.

A Seawoman foi impulsionadora do Match Racing Feminino no Sul da Europa e envolveu-se num conjunto de atividades que contribuíram para que, nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, o Match Racing Feminino fosse incluído pela primeira vez como disciplina olímpica. Desde então tem desenvolvido vários projetos no âmbito da promoção da vela feminina do qual se destaca o Projeto internacional “She Sails – Empowering Women to Sail” financiado pelo programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia, que visa promover a participação feminina, ao longo da vida, na vela independentemente da idade, experiência e condição social.

Em 2014, o projeto Seawoman foi transformado numa associação sem fins lucrativos, mantendo a sua missão e objetivos, e centrando a sua atividade em três eixos: formação, competição e projetos de intervenção social.

Em 2015, a Seawoman criou o Vela+, um projeto de intervenção social na área do desporto e lazer dirigido à população pré-sénior e sénior (> 55 anos). O programa do projeto integra treino físico, treino cognitivo e treino de vela, e inclui uma avaliação clínica e várias outras atividades relacionadas com a cultura, vida saudável e proteção ambiental. Desde a sua génese, o Vela+ tem o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito do Programa Nacional de Desporto para Todos.

Durante os anos de existência do Vela+, mais de 350 atletas, com idades entre os 55 e os 90 anos, fizeram parte dos programas de treino trimestrais, e mais de 2300 pessoas tiveram a oportunidade de experimentar a vela pela primeira vez, nos eventos públicos que a Seawoman organiza todos os anos.

Os nossos objetivos

  • Promoção de causas sociais

  • Promover a vela no feminino

  • Formação de equipas de competição de vela femininas

  • Desenvolver projetos de intervenção social para a população com menor índice de prática desportiva

A nossa Visão

Promoção da qualidade de vida da população através da Vela

A nossa missão

A Seawoman tem como missão desenvolver, divulgar e promover o papel da Mulher no desporto, independentemente da sua cultura, raça ou estatuto socioeconómico, tendo todas as suas atividades como fim a promoção de causas sociais.

Documentos

Documentos institucionais
Documentos anuais

Faça Parte

Todos os dias trabalhamos para levar a toda a gente a possibilidade de ter um estilo de vida mais saudável em contacto com a natureza.

Venha conhecer-nos e fazer parte deste novo conceito de desporto social.